[Toranja-010] Dream a little dream of me...
Metade do mundo que é interessada em criatividade está louca com o lançamento da adaptação de Sandman na Netflix. A outra metade? Ainda não leu os quadrinhos nem assistiu à série.
O fato é que a obra de Neil Gaiman foi um marco tanto na linguagem dos quadrinhos como na discussão do papel dos sonhos na construção artística e da nossa realidade. Por isso, a sua adaptação para o Streaming não é só uma bela homenagem, mas uma grande oportunidade para que essa maravilhosa história e o tema do Sonhar atinjam o público que merecem.
Para nós, a questão que fica, sem contar as teorias de Freud ou Pedro de Lara, é: qual é o papel ou a importância dos sonhos para a criação artística? O quanto os sonhos são fonte ou ferramentas da nossa criatividade? A relação entre o tempo desperto e o tempo sonhando, ao invés de uma dicotomia, não seria como uma banda de Moebius?
“Morrer, dormir. Dormir, talvez sonhar” - Qual é a diferença?
Complicado, não? Mas não vamos nos estressar com isso. Melhor dormir, e sonhar, sobre o assunto.
EXERCÍCIO #10
Compre um caderno, uma caneta, e os coloque ao lado da sua cama. Arrume a cama, ponha sua roupa de dormir, desligue o seu despertador, e durma com a intenção de anotar os seus sonhos. Vamos botar nossos sonhos para trabalhar por nós.
Todo dia, quando acordar, anote o que lembrar. Não lembrou de nada? Sem problemas. Com o passar dos dias os sonhos aparecerão para você ou, se já aparecem, se tornarão mais vívidos.
Quando completar uma semana do seu diário de sonhos, escolha um deles e faça uma criação baseada nesse recado do seu inconsciente. Afinal, o que é a inspiração se não um sonho acordado?
Se precisar de informações científicas pra ajudar no registro, veja aqui o Sidarta Ribeiro defendendo a importância dos sonhos para nós.
Quando terminar a sua criação, compartilhe conosco, e continue a sonhar e a anotar seus sonhos. Não há exercício mais delicioso para entender você e honrar Lorde Morpheus.
SEMENTES
Saíram os resultados da nossa pesquisa e faremos a nossa primeira live no dia 15 de agosto, a partir das 19:00. Para participar, responda a essa mensagem ou nos envie um e-mail que lhe enviaremos um convite.
Nesse primeiro encontro, falaremos, óbvio, de Sandman e de como usar os sonhos como inspiração e ferramenta para a sua atividade artística.
Esperamos por vocês!
Não esqueça de compartilhar suas criações em suas redes sociais usando a hashtag #toranjanews ou as enviando para o e-mail extoranja@gmail.com
BONA TO VADA!
E até a próxima experiência!