[Toranja-016] Tenha um bom dia
2022 está acabando, graças a Deus, e, sinceramente ou não, começamos a desejar um feliz ano novo a todos que encontramos. OK, não há nada errado em fazer uma social e exercitar seu pensamento mágico, mas será que sabemos exatamente o que queremos dizer quando desejamos que as pessoas tenham um bom ano?
Será que um bom ano para a sua colega de trabalho não seria ver você ser demitida pra pegar o seu emprego? Ou, quem sabe, o bom ano praquele seu amigo seria que você voltasse a ficar solteiro pra ele poder te levar pra noitadas e ainda rolar uma chance de ele ficar com a sua namorada. Em suma, um bom ano para os outros, não é necessariamente um bom ano pra você.
Pra piorar, quando insistimos nesse cumprimento de reveillón, ainda corremos o risco de cairmos no velho paradoxo de Gandalf: estamos desejando, afirmando ou sugerindo que o ano é/será bom?
Desculpa complicar o teu fim de ano, mas o que eu quero de fato dizer é que desejar um ano excelente, seja pra você ou para os outros, é uma megalomania desgraçada. Então, o que fazer? Que tal começar desejando um bom dia, ou, melhor, um dia perfeito?
EXERCÍCIO #16
Uns anos atrás esbarrei num vídeo de “divulgação” do Google Glass que me chocou. É, claro, uma peça publicitária, uma experiência ficcional de experiência de usuário, mas foi tão bem feito que a sensação de utopia tecnológica é totalmente palpável.
Nessa época eu dava um curso de recolocação profissional e passei a utilizar esse vídeo como um exemplo de projeção de futuro e definição de desejos. A ideia era: ao invés de pensar em termos abstratos de carreira e afins, que tal diminuir o escopo e materializar como vai ser seu dia perfeito?
A Patrícia Mou também sugere o mesmo:
Então, ao invés de pensar em termos abstratos do que seria um bom ano, vamos pensar em e criar os nossos dias perfeitos.
Segue o passo a passo:
Pegue papel e lápis (ou caneta)
Separe uns 30 minutos para não fazer nada, a não ser sonhar acordada com as coisas que gostaria de fazer ou que acontecessem contigo
Vá anotando, ou desenhando, essas coisas
Terminou de sonhar acordada? Foi bom, né? Agora tenta encaixar esses desejos e sonhos numa agenda, hora a hora, desde do momento de acordar até quando for dormir
Montou sua agenda ideal? Show, agora transforme esse dia num poema, num conto, numa crônica, numa história em quadrinhos
Compartilhe a sua ficção com jeitão de profecia com as pessoas que ama. Ah, não esqueça de mandar pra gente também ;-)
Se precisar de uma trilha sonora pra acompanhar o processo de fantasiar seu dia, Lou Reed está aqui para lhe ajudar.
No mais, um excelente ano novo, quer dizer, que seu ano seja repleto de dias perfeitos. Afinal 24 horas são mais fáceis de planejar e controlar do que 365 dias.
Por falar em 2023 e em festas, vamos fazer um pequeno recesso e voltamos no final de janeiro. Navegar Descansar é preciso. Esperem pois no ano que vem:
A news passará a ser mensal, o que significa que o tempo de compartilhamento das atividades propostas se alonga. Isso dá mais respiro pra gente elaborar coisas mais malucas e pra vocês experimentarem com calma os sabores e aromas, como um banquete demorado;
Já que teremos mais tempo pra gastar (reveillón traz um clima otimista, né), aqui segue outra novidade: reuniremos, a cada 4 meses, as atividades mais interessantes, ousadas, malucas e carinhosas numa edição virtual da revista Toranja. Por enquanto, é tudo isso que podemos falar. Preparem-se!
Ainda tem outros quitutes para divulgar, que ficarão pra edição de janeiro. Acompanhe e aguarde, vai valer a pena.
Não esqueça de compartilhar suas criações em suas redes sociais usando a hashtag #toranjanews ou as enviando para o e-mail extoranja@gmail.com
BONA TO VADA e BOAS FESTAS!
Comemorem a vida, do jeito que for, do jeito que der. Obrigada a todo mundo que esteve conosco em 2022, foi muito menos doloroso e mais saboroso estar em boa companhia da nossa audiência deliciosa - vocês aí, da ‘potrona’. <3
E até a próxima experiência no ano que vem!