[Toranja- edição urgente] Escritores pela Reconstrução do Rio Grande do Sul
Arte contra a Mudança Climática!
Olá, pessoal,
Como todos vocês, estamos chocados com a devastação sofrida pelo Rio Grande do Sul. Frente a um cenário em que nossas piores fantasias distópicas de Mudança Climática se tornam reais e impactam pessoas próximas de nós é muito fácil ficar paralisados.
Porém as pessoas estão se movendo e dando o que podem para auxiliar aqueles em risco. Foi o que fez Vanessa Guedes, organizadora do evento O Texto e O Tempo, e autora da newsletter Segredos em Órbita.
Comprovando a máxima que todas as competências podem ajudar em momentos críticos, ela mobilizou 16 escritores, incluindo eu e Paula, para dar um Aulão beneficente de Escrita Criativa no dia 11 de maio das 14h às 16h via Zoom.
90% do valor de entrada arrecadado serão convertido em doações (10% são de taxa do Sympla) para organizações que estão na linha de frente nos cuidados, reparos e resgates da população do Rio Grande do Sul.
Então fica a convocação: Nesse sábado, venha se unir em volta da Arte para ajudar a quem precisa!
Resumo das Informações:
Aulão de Escrita Criativa - Escritores pela Reconstrução do Rio Grande do Sul
Sábado, 11 de maio.
Das 14h às 18h.
O aulão ficará gravado e disponível por até um mês depois.
A Mudança Climática e o Ecossistema do livro
Vou aproveitar esse momento também para direcionar a sua atenção para o impacto que essa catástrofe gerou em centros culturais, livrarias, e editoras gaúchas.
Com a cidade embaixo d’água, profissionais da cultura e do livro estão enfrentando grandes dificuldades e provavelmente irão precisar de muita ajuda para se reerguer.
Lugares como a Casa de Cultura Mário Quintana,
a Livraria Taverna,
e a editora Brasa
dentre muitas outras empresas, pessoas e instituições precisarão de ajuda para retomar suas atividades. O momento de emergência é imperativo, mas, no processo de reconstrução, não podemos esquecer de olhar também para os patrimônios imateriais afetados por essa tragédia!
Vamos manter as mãos dadas a todos os profissionais de cultura do Rio Grande do Sul agora e daqui em frente para que o seu legado possa ser resgatado e protegido.
Enfim, não esqueçam de compartilhar essas e outras iniciativas para auxiliar a população do Rio Grande do Sul. A União não só faz a força mas também aquece o coração dos que se encontram em risco.
BONA TO VADA!
E até sábado!