[Toranja-009] Time Aurélio ou Michaelis?
Recentemente, em visita a Maceió - AL, descobri que Aurélio Buarque de Holanda é alagoano. Não sei vocês, mas eu pequena nem imaginava que Aurélio de Buarque Holanda era uma pessoa e que essa pessoa tinha organizado um dicionário, o pai dos burros, o livro que explica todas as palavras. Bem, em 1990’s, era assim que o meu eu criança pensava e aurélio era sinônimo de dicionário. A não ser que na sua turma usasse o Michaelis.
Dificilmente hoje recorremos ao dicionário enquanto livro físico para tirar dúvidas gramaticais diversas. Uma rápida pesquisa no buscador do Google parece resolver a grafia de uma palavra difícil - sempre erro ao escrever exceção - ou até mesmo o significado de uma palavra pouco usada - a última que procurei foi sortilégio (sinônimo possível pra magia).
Dia desses resgatei um grande Larousse Cultural do lixo do prédio onde moro. Não é a primeira vez que resgato livros do lixo, mas esse em especial, por ser um dicionário, partiu meu coração. Um redemoinho de memórias me fisgou e resolvi propor um exercício criativo a partir desse resgate.
EXERCÍCIO #9
Se tiver um dicionário em casa - sim, o livro físico! - pegue-o da estante. Se não tiver, seria interessante pegar emprestado com alguém. Se for impossível, apele para algum site ou a busca do Google.
Procure o significado da sua palavra favorita e dedique um tempo a ela. Volte na leitura do verbete no dia seguinte. E assim poderemos seguir na experimentação.
É sua vez de ressignificar! Não tenha medo de parecer cafona como alguns perfis de instagram que reescrevem o sentido das palavras. Tome para si, a palavra é tua e agora ela terá o sentido, uso e imagem que você desejar. É seu momento de exprimir o que a palavra diz para você!
ANTERIORMENTE EM TORANJA…
Temos percebidos que a newsletter está funcionando em ciclos. Numa semana temos um grande engajamento, com o envio e divulgação dos resultados dos exercícios sugeridos; na seguinte, nem tanto. A impressão é que para vocês serem provocados, refletirem, produzirem e divulgarem as suas criações, o ciclo semanal está muito curto.
Lição aprendida! Considerando essa observação Toranja vai passar a ser quinzenal. Porém estamos pensando em ter entre uma edição da newsletter e outra algum tipo de inserção para interagir com vocês ao vivo, fazer alguns exercícios criativos, tirar dúvidas e colocar mais caraminholas nas suas cabeças.
Para definirmos como melhor fazer isso respondam, por favor, a essas duas perguntas:
Até daqui a quinze dias no seu e-mail e logo, logo, ao vivo!
Não esqueça de compartilhar suas criações em suas redes sociais usando a hashtag #toranjanews ou as enviando para o e-mail extoranja@gmail.com
BONA TO VADA!
E até a próxima experiência!